domingo, fevereiro 06, 2011

A Escola de Educação Infantil



Pessoal, aqui quero contribuir com as mamães, papais, assim como, aqueles que têm dúvida de como saber qual escola deve escolher para seu filho. Diante mão quero enfatizar que a escola perfeita não existe!!! Isso implica dizer que deve-se escolher a escola para a criança pequena de acordo com alguns critérios que podem e devem ser observados no âmbito do processo de escolha, vamos lá comentar alguns deles:
-A proposta pedagógica: deve ser solicitada junto à coordenação pedagógica, sendo um "raio-x" descritivo daquilo que a instituição compreende enquanto necessário à prática pedagógica na Educação Infantil. Deve-se observar se as intenções expressas na proposta seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, assim como, se há compreensão do que está sendo rezado no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - RCNEI.
-A estrutura física: deve-se observar se a estrutura física da instituição é adequada a criança pequena, se há espaços específicos para o cuidado/educação, se há espaços ao ar livre para brincadeiras (parque e tanque de areia), se os banheiros são adaptados, se há risco de acidentes com objetos ou degraus inadequados a criança na faixa etária em questão. Bem, deve-se observar ainda se a instituição segue os Parâmetros de Infra-estrutura para Educação Infantil;
-Recursos materiais: deve-se observar se a escola dispõe de materiais específicos para cada faixa etária, sendo necessário verificar os brinquedos, as mobílias, e todo material didático e de higiene que estará disponível para a criança;
-Formação do educador e presença de equipe multidisciplinar (demais profissionais como coordenador pedagógico, psicólogo, enfermeiro, nutricionista, médico pediatra, dentista, recreador): deve-se buscar informações acerca da formação do educador (defendemos uma formação mínima em Pedagogia - curso superior)que está em contato direto com a criança, tendo em vista ser interessante saber sua compreensão de infância, criança, educação e educação infantil, pois a partir dessas categorias, pode-se perceber sua compreensão acerca criança pequena, e como pensa a prática docente na educação infantil. 
A presença de uma equipe multidisciplinar é interessantíssima!!! No entanto, como já mencionado anteriormente, a escola ideal não existe, mas pode-se verificar quais dos profissionais acima citados e ainda outros compõem a equipe da escola e qual o papel de cada um junto com as crianças.
Lembre-se que quanto mais diversa a equipe, melhor será a proposta e prática na Educação Infantil!!!
-A criança: levar a criança para conhecer a escola é fundamental, ela deve ser informada de tudo que está acontecendo, participar de das visitas, escolher junto. Pois a criança é o sujeito mais importante no processo, é ela que vai ficar boa parte de sua vida na instituição. 

Importante: se a criança não gostar da escola escolhida, melhor procurar um pouco mais... Pois, o melhor lugar para educar/cuidar da criança pequena é aquele que se traduz em alegria, felicidade, cumplicidade e aprendizados cotidianos!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário