segunda-feira, fevereiro 07, 2011

A ação pedagógica


A educação de crianças pequenas requer um conhecimento amplo e específico acerca da infância, desenvolvimento humano, criança, cuidados específicos e ações/práticas adequadas as crianças na faixa etária em questão. 
Nesse sentido, para que o educador infantil possa planejar e vivenciar sua prática de forma a contemplar a especificidade desta etapa educacional, este profissional precisa se compreender em formação permanente, sendo o seu aprendizado e, por isso a sua formação contínua.
O educador infantil deve ser compreendido como professor-pesquisador, sendo aquele que busca novas formas do fazer docente, que é curioso, e que por isso estimula a criatividade e curiosidade de seus alunos, promovendo uma educação transformadora e politizadora a cada dia.

A prática pedagógica da educação infantil requer, portanto, um sentimento do ser eterno aprendiz, a busca por reflexão e ação, a certeza de que podemos fazer sempre  algo novo e adequado a cada nova situação de aprendizagem individual ou coletiva dos alunos.
 A ação pedagógica na educação de crianças pequenas, não pode seguir receitas prontas, planos prontos, aulas estabelecidas, livros cristalizados. Pois educar/cuidar de crianças pequenas é olhar para a criança em sua totalidade, é perceber seus anseios e sentimentos, é sentir os seus sonhos, é construir com ela um novo dia a cada dia.... É está sensível e aberto ao toque e ao olhar as crianças nos olhos, é saber ouvir e falar no momento certo, é promover situações de cumplicidade...




2 comentários:

  1. Aurilia, adorei seu Blog e espero que você possa continuar contribuindo para a nossa carreira acadêmica e, 2011 você propicie oportunidades para abranger nossos conhecimentos acerca da educação infantil.Um forte abraço, uma aluno que te admira o bastante.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!!! Espero também contribuir com mais este espaço!!

    ResponderExcluir